domingo, 18 de julho de 2010

Separação dos Resíduos (lixo) - parte 1 - Reciclagem de Papel

Separação de Resíduos 1 - Reciclagem de Papel
A turma A14 começou o trabalho de separação de lixo no primeiro semestre deste ano, para participar da "Oficina de Papel Reciclado" que existe na escola, iniciamos a separação do papel do restante do lixo. Esse papel, levamos para o Canto Ecológico que existe em nossa escola e durante três aulas, uma a cada semana, com a professora Gládis Uzun (coordenadora do projeto), aprendemos a fazer papel reciclado.

Os alunos curtiram bastante e aprenderam o que é a reciclagem e como se faz papel, ficaram fascinados pelo tamanho do liquidificador que é usado no processo, pelos papéis que a profe Gládis mostrou que já tinham sido feitos por lá, enfim, aprenderam  todas as etapas da reciclagem do papel.

Na 1ª aula: observaram através da lupa as fibras de diferentes tipos de papel, rasgaram diferentes tipos de papel e colocaram na bacia.

Na 2ªaula: adicionaram água ao papel rasgado (bem picotadinho), o papel foi triturado no 'superliquidificador', e cada aluno realizou os procedimentos para a obtenção de um novo papel:
  • retiraram a polpa do novo papel utilizando o bastidor, 
  • utilizaram a esponja para retirar o excesso d'água, 
  • deixaram o papel descansando 
A profe Gládis prensou os papéis para que fosse tirado o excesso de água. E cada folha ficou pendurada no varal do Canto Ecológico para secar.

Na 3ª aula, os papéis já secos foram recolhidos do varal e novamente foram prensados, cada aluno recebeu a sua folha reciclada.

A folha reciclada resultou na capa do Livro das Vogais que cada aluno fez durante a aula comigo.

2 comentários:

  1. Olá Nelza!

    Achei muito interessante a idéia dos aspectos geográficos dos Estados. Estamos iniciando nossas férias amanhã,voltamos no dia 2 de agosto. Não sei o seu tempo. Com certeza será muito enrriquecedor para nossos alunos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Nelza!
    Estamos retornando hoje do mrecesso escolar. Comecei a preparar os materiais para trabalhar com as criança as características de nosso Estado. O que você acha de englobar a cultura e outros aspectos?
    Como você pensa iniciar essa contrução e o contato entre as crianças? Confesso que este é meu primeiro trabalho neste modelo.
    Fico no aguardo de sua resposta.
    BJus
    Maira Miranda
    http://profmairatarrago.blogspot.com

    ResponderExcluir